Igreja de Itacaré é restaurada com orientação técnica do Ipac

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
0 15
A Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, em Itacaré (sul do estado), construída em 1723 e tombada, desde 2010, como Patrimônio da Bahia, já está pronta para o Natal, quando ocorrerá missa para toda a comunidade. A concretização da obra de restauração – que teve fiscalização e orientação técnica do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) – foi resultado da campanha ‘A Fé Restaurada’, promovida pelos moradores.
“Só da comunidade local conseguimos reunir R$ 200 mil para restauro interno”, afirma o padre Ednaldo Cardoso, pároco da igreja. Segundo ele, as obras duraram 11 meses, começando em janeiro e terminando no último domingo (11) quando o templo foi entregue à população, com realização de caminhada pelas ruas da cidade.
igreja Itacaré
Foto: Ascom/Ipac
Segundo o diretor-geral do Ipac, João Carlos de Oliveira, “em monumentos tombados é fundamental a fiscalização técnica para dispor de orientação especializada evitando possíveis danos aos bens artísticos, móveis e integrados, e ao estilo arquitetônico original”. Ele explica que, apesar do atual templo ser do século 18, existiu capela no local desde o século 16.
“A capela que deu origem à igreja foi fundada no século 16 pelo padre jesuíta Luís Grã, contemporâneo de José de Anchieta, mas apenas em 1723 ocorreu a construção da versão atual, tombada via Ipac, por meio do Decreto nº12.530/10”, enfatiza Oliveira. Leia mais no site do Ipac.
Fonte: Ascom:Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac)
Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Comente com o Facebook

Post a Comment

Your email is never published nor shared.

Name *
Email *
Website
Comment *